Observatório do Mar dos Açores (OMA)

O OMA, é uma associação técnica, científica e cultural, sem fins lucrativos, criada em 2002, por 23 sócios fundadores ligados ao Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

Desde 2004, O OMA fixou a sua sede na Fábrica da Baleia / Centro do Mar, Porto Pim, cidade da Horta, em regime de comodato, por protocolo com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar (SRAM) e a Direcção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT). A sua missão seria cumprir os seus objectivos estatutários e a dinamização pública do espaço, no âmbito das suas actividades.

À semelhança de outros observatórios regionais, o OMA inseriu-se inicialmente na Rede de Organizações Científicas dos Açores (ROCA), criada ao abrigo do Programa do Governo. Actualmente, faz parte da Rede Regional de Centros de Ciência, promovida pela DRCT, que inclui os outros observatórios e instituições congéneres, que têm objectivos sectoriais complementares, no âmbito da divulgação.

O OMA tem estatuto de Instituição Equiparada a Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA), certificado pela Agência Portuguesa do Ambiente. Recentemente, foi considerado pelo Governo dos Açores como Instituição de Utilidade Pública.

Objectivos

OMA tem como objectivos a divulgação da cultura científica e tecnológica e a promoção de actividades de interpretação e educação ambiental, no âmbito das Ciências do Mar.
Enquanto Centro de Ciência, o OMA actua junto da sociedade Açoriana, promovendo a inclusão na sociedade global da informação e do conhecimento. Pretende-se criar condições para a aprendizagem de conteúdos científicos e tecnológicos, de forma interactiva, lúdica e motivante, na sua área de actuação.

Por outro lado, pretende-se observar o estado do Mar dos Açores e promover práticas ambientalmente sustentáveis, que preservem os recursos, a biodiversidade e o funcionamento natural dos ecossistemas marinhos. Para o cumprimento destes objectivos, o OMA pode propor ou participar em projectos de investigação científica aplicada, de interesse regional.
Inerente a facto da sua sede se encontrar na Fábrica da Baleia, o OMA tem ainda como objectivo a salvaguarda, o estudo e a divulgação do património baleeiro do Faial e da Região.

 
> leia mais...


Ver Encomenda
O seu carrinho de compras encontra-se de momento vazio.

Contador

Visualizações de conteúdos : 459311