Centros de Ciência dos Açores

oma_logo_centrodeciencia_128Os Centros de Ciência dos Açores são espaços de divulgação da cultura científica e tecnológica, impulsionados pela Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, que visam potenciar a integração de todos os cidadãos na Sociedade do Conhecimento e que tem por objectivos contribuir para uma maior divulgação do conhecimento.

Actualmente esta rede conta com seis Centros de Ciência nos Açores nomeadamente: o Expolab, na Lagoa – para a divulgação científica no âmbito das temáticas relacionadas com Ciências Naturais; o Observatório Astronómico de Santana, na Ribeira Grande, vocacionado para a divulgação de temáticas relacionadas com a Astronomia; o Observatório Vulcanológico e Geotérmico, na Lagoa, que tem por objectivo o desenvolvimento e a promoção de actividades de investigação aplicada e de divulgação cientifica na área da Vulcanologia, Sismologia e Geotermia; o Observatório do Ambiente, em Angra do Heroísmo, vocacionado para a área do Ambiente; Em 2010 preve-se a inauguração do Observatório Microbiano, nas Furnas, para divulgação na área dos microorganismos.

OASA – Observatório Astronómico de Santana dos Açores


O OASA é um Centro de Ciência vocacionado para a divulgação científica de temáticas relaccionadas com Astronomia. Para o efeito, dispõe de telescópios, um planetário móvel digital e de equipamentos informáticos multimédia.

OVGA - Observatório Vulcanológico dos Açores

O OVGA é um Centro de Ciência que tem por objectivo o desenvolvimento e a promoção de actividades de investigação aplicada e de divulgação científica na área da Vulcanologia, da Sismologia e da Geotermia. Dispõe de dois pavilhões com a exposição “Minerais da nossa vida”, com mais de 100 minerais; assim como alguns equipamentos geofísicos em funcionamento.

OAA – Observatório do Ambiente dos Açores 

O OAA é um Centro de Ciência que visa despertar o interesse do público pela ciência, através de actividades de experimentação e divulgação de temáticas relacionadas com o ambiente. Disponibiliza ao público, alem de um espaço de acesso à internet para exploração de temas relaccionados com a ciência, um outra área para a realização de cursos de ciência experimental, ateliers científicos, debates e exibição de filmes.

EXPOLAB

O ExpoLab é um Centro de Ciência que tem como principal actividade científica a divulgação de actividades relacionadas com as Ciências Naturais. O EXPOLAB dispõe, entre outros, de espaços destinados a exposições interactivas, laboratórios, para a realização de ateliers científicos e actividades de ensino experimental, auditório e espaço de informática e multimédia.

OMIC – Observatório Microbiano dos Açores


Encontra-se em fase de construção, no Vale das Furnas, ilha de São Miguel. Funcionará como espaço privilegiado de divulgação de estudos sobre a diversidade e a ecologia de comunidades microbianas açorianas. São seus objectivos manter  simultaneamente uma monitorização a longo prazo da ecologia microbiana termal e efectuar uma validação dos recursos naturais biológicos desta natureza.


Ver Encomenda
O seu carrinho de compras encontra-se de momento vazio.